Insônia

insonia

A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos. Saiba mais sobre as causas da insônia e como aumentar as chances de ter uma boa noite de sono.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA INSÔNIA?

A insônia normalmente se manifesta em pessoas que tendem a ter um grau de alerta elevado (hiperalerta). Outras possíveis causas da insônia são:

Para diagnosticar a insônia, o médico vai avaliar as queixas da pessoa, histórico e hábitos de vida para identificar fatores que possam ter desencadeado o quadro. O exame do sono, chamado polissonografia, ajuda a identificar outros possíveis distúrbios que precisam de tratamento.

PRATICAR UMA BOA HIGIENE DO SONO AJUDA A VENCER A INSÔNIA

A higiene do sono é um conjunto de hábitos que pode ajudar qualquer pessoa a dormir melhor. Ajustes simples na sua rotina, especialmente à noite, podem afastar a insônia e melhorar drasticamente a qualidade do seu sono.

Boas práticas de higiene do sono incluem:

Estabeleça uma rotina de sono – procure deitar e levantar sempre em um mesmo horário, todos os dias. Isso é importante, pois fará com que o seu corpo crie uma rotina.

Evite aparelhos eletrônicos – ficar no celular, computador ou assistir televisão antes de dormir não é recomendado. A luz desses aparelhos dificulta a produção de melatonina, hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir.

Evite nicotina, cafeína e álcool – procure não consumir bebidas ou alimentos que contenham cafeína, como café, chá preto, chocolate, refrigerante, entre outros, até cinco horas antes de dormir, porque agem como estimulantes. O cigarro também pode atrapalhar sono, bem como a ingestão de álcool – caso for beber, tente fazer isso até seis horas antes de dormir.

Pratique exercícios de manhã ou à tarde – exercitar-se de 20 a 30 minutos por dia fará com que você gaste energia e, consequentemente, o seu corpo precisará descansar à noite. É recomendável que o exercício seja feito de cinco a seis horas antes de ir para a cama.

Crie um ambiente adequado – se possível, procure dormir em um ambiente com temperatura adequada, longe de barulho ou distrações, para contribuir com o relaxamento do corpo e da mente.

Relaxe antes de dormir – tomar um banho quente duas horas antes de dormir, ler algo agradável, ouvir uma música calma ou beber um chá quente são opções que facilitam na hora de descansar.

Caso a insônia persista por mais de duas semanas, o recomendável é consultar um médico especialista em sono, pois o problema pode se tornar crônico.

Fonte